domingo, 30 de maio de 2010

Êeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee



CONCLAT – UNIDADE?
Está chegando o Conclat (Congresso da Classe Trabalhadora) que será realizado – como anunciei antes - na cidade de Santos nos dias 5 e 6 junho. Idéia principal do congresso, a criação de uma nova central sindical.

Só achei estranho um Congresso da Conlutas para os dias 3 e 4 de junho, ou seja, dois dias antes. Unidade desse jeito? Ou já é uma preparação para atuarem “unidos” dentro do Conclat?

As principais forças políticas do Conclat: PSTU, PSOL E PCB, vão ter candidaturas próprias a Presidência da República. Pode isso? Claro que tem divergências. Quer saber a principal? A questão do Chaves. Juro! Quais Chaves? Adivinhou? Ta em dúvida entre o Chaves do éssibetê e o guapo do Orinoco?  Eu também!

Claro que, num momento e que os direitos dos trabalhadores estão sendo atacados por Lula/FMI, essa mídia cretina que força uma falsa polarização entre Serra e Dilma. essa unidade é fundamental. Mas que represente nossas lutas verdadeiras e não a luta fratricida pelo aparelho sindical como fizeram com a CUT no passado.

Os presidenciáveis dos partidos majoritários da nova central poderiam dar o exemplo de unidade e apresentar uma única candidatura para fazer o enfrentamento que a conjuntura merece. Quem se habilita?

O Plínio diria: Meu partido é o maior dos três e eu ganhei a convenção. (Grifo meu)
O Zé Maria diria: O PSOL tem dificuldades para falar sobre financiamento de campanha. Aí não dá!
O Ivan diria: Golpe não!

 Deputado jurado de morte por milicianos vai fazer Campanha sob escolta
"Vamos utilizar a internet para divulgar a nossa proposta"
Jurado de morte, o deputado carioca Marcelo Freixo (PSOL-RJ) precisa de proteção armada na busca de votos para a reeleição.
Esse time do Santos é fanfarrão!

O Brasil joga com quem mesmo na Copa? Em que mês mesmo começa a feira livre do futebol? O Pelé vai jogar? Não? Quem? Júlio Batista! Êeeeeeeeeeeeeeeeeee

As pessoas precisam respeitar as outras: Ana Hickmann quer ser Oprah Winfrey brasileira.

Minha filha foi no Show do Luan Santana. Perdi!



sábado, 29 de maio de 2010

Recebi esse comentário de uma grande amiga

Lucia e seu companheiro Pedro Ayres -www.pedroayres.blogspot.com -são duas grandes referências para mim. Capacidade de análise da conjuntura nacional e internacional são suas marcas; Grandes defensores do povo.

Caro Professor
Parabéns pelo seu blog!
É da blogosfera antenada que se pode esperar muito, já que nossa mídia só faz repetir o discurso das transnacionais, dos EUA e das elites e oligarcas brasileiros de plantão.
No que diz respeito à professora que acha que índio deve catar raízes pela aí para comer e andar a pé,cabe comentar que ela apenas repete a visão dos nossos índios que aparece na mídia.
São sempre vistos como algo folclórico,sacizinhos e curupiras em extinção.
Daí o horror que a mídia tem ao Evo Morales, por exemplo. Como um ser folclórico ousa ser o Presidente amado e reeleito por expressiva maioria de seu povo e ainda por cima ser um estadista respeitado em todo o mundo?
Recuperou a economia da Bolívia, fazendo que no ano passado fosse o país latinoamericano com maior crescimento econômico em termos percentuais.
No seu governo foi aprovada pela população uma nova Constituição,que vem recebendo os maiores elogios de constitucionalistas de todo o mundo, por ser inovadora em termos humanistas e ecológicos.
Por isso investem contra ele sem cessar, como fez agora o candidato Serra.
Maria Lucia

Êeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee


A raposa não pode cuidar do galinheiro. Certo? Para o Congresso Nacional pode sim! Você acredita que o agronegócio vai revisar o Código Florestal? Sim! Um grupo de ruralistas está tentando destruir o Código Florestal, reduzindo dramaticamente o tamanho das reservas ambientais. Isso lhes daria o direito de cortar 30% mais arvores na Amazônia e a anistia de crimes ambientais.

Cidade de Franca (SP) Francamente! Idoso de 75 anos faz sexo no ônibus e quando chamado atenção pelo cobrador partiu pra agressão. No ônibus? Êeeeeeeeeeeeeeeeeee

Que justiça só existe para rico todo mundo sabe. Serve para punir pobre!  Os militares, acusados de entregar três jovens do morro da Providência a traficantes rivais do morro da Mineira, no centro do Rio, em 2008, estão em liberdade por ordem da 7ª Vara Federal Criminal! Que beleza, hein?

Barreiras Acústicas - Copa mundo em 2014, Olimpíada: Vamos esconder as favelas do Rio. Êeeeeeeeeee

Moção de Repúdio aos governos
"O Conselho de Centros Acadêmicos da UFRJ, reunido em 25 de Maio de 2010, vem repudiar os governos e empresas responsáveis pela construção das ditas “barreiras acústicas” nas vias linha amarela e vermelha. Essas barreiras, que não passam de muros que servem para impedir a visão das comunidades carentes do Rio de Janeiro, segregam e promovem o crescimento do preconceito e da criminalização da pobreza. Os movimentos sociais, como o bloco “SE Benze que Dá”, das comunidades do bairro da Maré, repudiam essa violência social dos governos e a irresponsabilidade dos altos gastos que estão sendo empregados nessa construção no valor de 20 milhões. Essa quantia, como aqueles, como aqueles próprios moradores colocam, poderia ser investida para a construção de creches, escolas, postos de saúde, praças e pontes, que ao invés de impedir, serviria para integrar o conjunto da Maré com todos os bairros e locais vizinhos.
“ Sendo assim o DCE em conjunto com os Centros Acadêmicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, apóiam e participam de todas as atividades contra a construção desses ‘muro da vergonha” em solidariedade aos movimentos sociais locais”.

Aprovação da PEC 438
Comissão presidida pelo Senador José Nery (PSOL-PA), entregou ao Presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), abaixo-assinado pela aprovação da PEC 438. O projeto prevê o confisco de áreas urbanas ou rurais onde for comprovada a prática de trabalho análogo à escravidão.

Visitei com meus feios e feias a convite de uma universidade particular suas instalações e conhecemos seus cursos. Também visitamos o laboratório de anatomia. Na saída uma feia disse: Pletsch é isso que eu quero! Quero ser médica! Nos olhos, a mistura do brilho com a dor da realidade: Como pagar?
Estava impotente diante de um sonho. Sugeri o famigerado e perverso Pro Uni, aquele mesmo retira dinheiro publico para investir em universidades particulares.

Acreditem: Minha cidade vai inaugurar a rodoviária velha enquanto a nova cai aos pedaços. Êeeeeeeeeeeeeeee

Recebi por e-mail
Em belíssima cerimônia, foi entregue, na terça-feira (25/5), medalha Tiradentes Post-Mortem a Frei Tito, na Alerj. Iniciativa de Marcelo Freixo, a cerimônia contou com discursos emocionados e um plenário completamente lotado. Na mesa, Freixo, Wadih Damous, presidente da OAB-RJ, Marina dos Santos, da coordenação do MST, Cecília Coimbra, da Tortura Nunca Mais, Frei Oswaldo Rezende, Frei Betto e Chico. "Ainda que tardem a abrir os arquivos da ditadura, não nos podem impedir de lembrar o que vivemos. Não há como impedir que venha à luz a memória do que aconteceu", disse Frei Betto. Vítima de perseguição e tortura, Tito morreu na França, em 1974.

Frei Tito? Presente!

Notícia ridícula: Caio Delforno é o 13º demitido di “Aprendiz 7. Cruzesssssssssssss

Telefone toca:
Diretora: Pletsch quero “seus” índios aqui na minha escola.
Eu: Professora, eles precisam de alimentos e de algum dinheiro.
Diretora: Como assim? Pra que dinheiro se eles comem raízes e mandioca? E o dinheiro?
Eu: Professora? Que índios a senhora esta falando? De que século? Êeeeeeeeeeee
Eu não gostaria de estudar numa escola dessa.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

TRE do Rio de Janeiro torna Anthony Garotinho inelegível

O pré-candidato ao governo estadual do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho (PR) foi julgado inelegível pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER) na tarde desta quinta-feira (27). Além disso, o TRE cassou o mandato de sua esposa, Rosinha Matheus (PR), prefeita do município de Campos (RJ), que também ficou inelegível. Os dois são ex-governadores do Estado.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Nunca na história desse país

Frases que o Presidente Lula não disse por que não deu tempo

Sobre a possibilidade de aumento de 20 ou 32 reais para os professores: Nunca na história desse país um professor foi tão respeitado.

Lula ecológico: Nunca na história desse país o mosquito da dengue foi tão respeitado.

Para fazendeiros sobre a Reforma Agrária: Estou convencido que vocês fizeram mau juízo de mim. Moça na história desse país um presidente fez tanto contra o MST e a Reforma Agrária

Sobre o vinho precioso de 5 mil reais: Estou convencido que os pobres deveriam ter a sorte que eu tive na vida. Cachaça de 5 reais nunca mais.

Sobre o filho Lulinha: Nunca na história desse país um filho se deu tão bem na vida enquanto o pai estava na presidência.

Sobre Política de Direitos Humanos: O que é isso?

Sobre a lei da anistia: Ta dando certo para que mexer. Estou convencido que as coisas não são assim.

Sobre a Demografia brasileira: Nunca na história desse país tivemos tanto brasileiros.

Sobre o mensalão numa convenção do PT: Eu duvido que alguém ficou sem receber sua parte

Sobre a RODA: Fui eu que inventei! Juro!

Pra não dizer que não falei da flores

Dois mil acessos! Grato, muito grato!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Pletsch

terça-feira, 25 de maio de 2010

Êeeeeeeeeeeeeeeeeee

Acompanhei pela internet as falas dos “candidatos” na CNI. Marina, Dilma e Serra foram bem. Afinal, estavam na frente dos seus patrões. Êeeeeeeeeeeeeeeeee Falaram o que os patrões queriam ouvir.

Esperado, mas lamentável o não-convite aos candidatos Ivan Pinheiro, Zé Maria e Plínio de Arruda Sampaio no debate. A (in) Justiça Eleitoral esta a serviço de quem???

O Unibanco era banco único! O Itaú era feito para você! Agora um único banco feito para você. Fusão entre empresas era comum em 1929 com a Grande Crise! Claro que a marolinha não tem nada com isso. Êeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Lula tornou-se Keynesiano? Cruzessssssssssssssssssssssss

Quando um país, ainda é uma Colônia de Exploração... Lei que dá isenção fiscal à FIFA para Copa-2014 será assinada nesta quarta.
Será assinado ainda um projeto de Lei Complementar que dá às entidades isenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), que é de competência dos municípios e do Distrito Federal, e o decreto que institui o Comitê Nacional de Proteção de Direitos da Copa do Mundo 2014, para proteção da propriedade intelectual e dos direitos comerciais da FIFA no país. Assim é fácil, ou não?????

Segundo documentos agora divulgados, Israel ofereceu armas nucleares (1975) à África do Sul durante o regime do Apartheid. Espero que Ximão Pirex devolva o Prêmio Nobel da Paz que dividiu com o então líder palestino Yasser Arafat. Quase esqueci: o chequito também que recebeu junto com Nobel.

Na terra do Aécio (PSDB) aulas são interdisciplinares. Tema da aula: Há mais coisas entre o piso e o teto do que supõe a nossa vã filosofia.

O governo de Minas informa através das secretárias Vanessa Guimarães e Renata Vilhena, que já paga até mais do que o piso salarial dos professores. "Em Minas, disseram, pagamos o piso no valor de R$ 935,00 quando a lei estabelece um piso de R$ 614,00 pela jornada de 24 horas".
A situação precária do ensino no país: 68% dos brasileiros são considerados analfabetos funcionais, e 7% de analfabetos absolutos; isto significa que 75% dos brasileiros não conseguem ler e interpretar textos. Apenas 26% dos brasileiros com idade entre 15 e 64 anos têm domínio pleno da leitura.

“Um professor me perguntou esses dias de que partido era o Aécio Neves...
Eu não queria ter aulas com pessoas assim...”

Pré-Sal: Como você vai comer um kibe e uma broa, se o trigo e o milho ainda não foram nem plantados? Talvez em 2025! Produção de consumo em 2050! Êeeeeeeeeeeeeeeee

Pobre México, tão perto dos EUA, tão longe de Deus! Viva o NAFTA!

Obama vai enviar até 1.200 soldados para fronteira mexicana. Alegam o combate ao narcotráfico e a imigração ilegal. Será que os EUA existiriam sem a mão-de-obra mexicana? Imaginou a ALCA?

Li em algum lugar: Se, escola boa é a que reprova, então, hospital bom é aquele que mata. Êeeeeeeeeeeeeeeeeee

Notícia ridícula: Cantor Latino recebe ordem de despejo!

Ordem do Dia: Se eu acuso um juiz por qualquer motivo, obviamente ele não pode julgar-me! Certo? Êeeeeeeeeeeeeeeeeee

RJ - CALENDÁRIO DE PAGAMENTO E 13o SALÁRIO - 2010

Calendário 2010 do 13º Salário

Até R$950,00 Acima de R$950,00

30/07/2010 17/12/2010

Instituído Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente

Instituído Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente

Portaria publicada na edição de hoje, 24, do Diário Oficial da União institui o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente. O exame, que será realizado pelo Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – avaliará conhecimentos, competências e habilidades de profissionais que tenham concluído ou estejam concluindo cursos de formação inicial para a docência e que desejam ingressar na carreira do magistério. A primeira edição do exame, que é anual, se realizará em 2011.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Prova da UERJ - Conteúdos Básicos

EXAME DE QUALIFICAÇÃO
Edital e Anexos

Documentos comprovam que Israel possui armas nucleares, diz jornal inglês

Documentos comprovam que Israel possui armas nucleares, diz jornal inglês


Documentos secretos da África do Sul revelam que Israel tentou vender armas nucleares para o país africano na época do apartheid, configurando-se como o primeiro documento oficial que evidencia que os israelenses possuem arsenal nuclear, informou o jornal britânico "The Guardian".

Os documentos em questão, diz o jornal, são minutas de reuniões entre membros dos governos dos dois países realizadas em 1975.

domingo, 23 de maio de 2010

RJ - PLANO DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO

Referências
A Lei 1614/90, referente ao Plano de Carreira do Magistério prevê uma ascensão a cada cinco anos de trabalho por formação. O quadro é comporto por nove referências, com acréscimo de 12% nos vencimentos.

É importante que cada professor verifique seu tempo de serviço e compare com a tabela de determinação de referência.

PARA DETERMINAR A REFERÊNCIA
Contagem de tempo de serviço no Magistério – RJ. Lei 1614/90
NÍVEL A
de 00 a 05 anos – Referência 1
de 05 a 10 anos – Referência 2
de 10 a 15 anos – Referência 3
de 15 a 20 anos – Referência 4
de 20 a 25 anos – Referência 5
de 25 em diante – Referência 6

NÍVEL B
de 00 a 05 anos – Referência 2
de 05 a 10 anos – Referência 3
de 10 a 15 anos – Referência 4
de 15 a 20 anos – Referência 5
de 20 a 25 anos – Referência 6
de 25 em diante – Referência 7

NÍVEL C
de 00 a 05 anos – Referência 3
de 05 a 10 anos – Referência 4
de 10 a 15 anos – Referência 5
de 15 a 20 anos – Referência 6
de 20 a 25 anos – Referência 7
de 25 em diante – Referência 8

NÍVEL D
de 00 a 05 anos – Referência 4
de 05 a 10 anos – Referência 5
de 10 a 15 anos – Referência 6
de 15 a 20 anos – Referência 7
de 20 a 25 anos – Referência 8
de 25 em diante – Referência 9


Com relação aos triênios para verificação de que o pagamento está sendo efetuado de forma correta, o professor também deverá adotar o mesmo procedimento adotado em relação às referências e buscar o Departamento Técnico em caso de erro.
Eis abaixo as tabelas para determinar a referência e os triênios:

TRIÊNIOS
Percentual _|_ n° triênios _|_ n° dias _|_ n° de anos
10%_____________1__________1095_______3
15%_____________2__________2190_______6
20%_____________3__________3285_______9
25%_____________4__________4380_______12
30%_____________5__________5475_______15
35%_____________6__________6570_______18
40%_____________7__________7665_______21
45%_____________8__________8760_______24
50%_____________9__________9855_______27
55%_____________10_________10950______30
60%_____________11_________12045______33

MOSTRA - ESTADO DE ISRAEL

A exposição "Israel: momentos e emoções" estará até o dia 31 de maio de 2010 na PUC -Rio,com entrada franca.Através de fotografias a mostra retrata a História do Estado de Israel.
De segunda-feira à sexta-feira de 10 horas às 17 horas
Local :Solar Grandjean de Montigny-Centro Cultural da PUC -Rio de Janeiro
Endereço:Rua Marquês de São Vicente,número 225 -Gávea -Rio de Janeiro

Brasil terá 25 milhões de idosas/os em 2020, sendo 15 milhões de mulheres!

Brasil terá 25 milhões de idosas/os em 2020, sendo 15 milhões de mulheres!
“O estudo divulgado dia 28/09/2007 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístico (IBGE) aponta uma tendência de crescimento da população idosa brasileira. Em 2006, as pessoas com 60 anos de idade ou mais alcançaram 19 milhões, correspondendo a 10,2% da população total do país”.


Em 2020, as/os idosas/os chegarão a 25 milhões de pessoas – 15 milhões de mulheres – numa população de 219,1 milhões. Elas/es representarão 11,4% da população.

A falta de dados estatísticos sobre a extensão da violência contra mulheres e crianças também coincide quando o alvo é as/os idosas/os.
Apesar do crescimento da população idosa, pouco se sabe em termos quantitativos de violência.
Segundo o chefe do Departamento de Medicina Preventiva da Unifesp, o médico Luiz Roberto Ramos, o perfil da/o idosa/o vitimizada/o é mulher, com mais de 75 anos, física ou mentalmente dependente, viúva ou solteira e vivendo com familiares.
O agressor é normalmente homem, adulto de meia-idade, familiar próximo (normalmente o filho), dependente econômico da vítima e, não raro, dependente químico.
Sinais físicos como perda de peso, escaras, feridas, acidentes recorrentes inexplicáveis, são alguns dos sinais de maus-tratos físicos, além da violência patrimonial-exploração dos bens da/o idosa/o.
Urge que a população cobre dignidade para as mulheres, o fim de todas as formas de discriminação e violência.
Dentre as mulheres, pesquisas têm comprovado que as negras são as mais penalizadas e sobre as mulheres indígenas não existem dados oficiais que comprovam os atos de violência.
Quero destacar as mulheres da considerada 3ª idade onde o preconceito atinge a todas, independente de raça/etnia, preconceito esse que começa dentro da própria família.
Gesa Linhares Corrêa
Diretora do SEPE/RJ
Direção Nacional do PSOL
gesacorrea@yahoo.com.br
http://sosmulheres.ning.com/

SP - PEB II - 23% de Aprovados

SP - PEB II - 23% de Aprovados

Dos 261 mil professores inscritos no concurso de ingresso para a rede, apenas 22,8% - 52.839 candidatos - obtiveram nota mínima para aprovação. A pasta ofereceu 10 mil vagas. "Não há dúvida de que os números são decepcionantes. É uma taxa muito baixa", afirma Paulo Renato.

sábado, 22 de maio de 2010

Êeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee


Os trabalhadores Gregos vão sentir no corpo e na alma as ações do FMI e do Banco Mundial. Qual a imposição do Fundo para o caos grego? Aquelas mesmas que na América Latina já fracassaram: Redução dos salários, flexibilização dos direitos trabalhistas, reforma na previdência social, aumentos dos impostos.

Boa Correa! O presidente do Equador, Rafael Correa, afirmou neste sábado que a população grega deveria se rebelar contra as medidas de ajuste orçamentário impostas à Grécia pelo FMI (Fundo Monetário Internacional).

Professores do Rio param na terça! Êeeeeeeeeee Alguém vai parar?

O governador do Rio Sergio Cabral é o senhor da guerra! O Cabral, que não gosta de crianças, vetou um projeto que defende crianças com Dislexia!!! Êeeeeeee será que o cara vai disputar alguma coisa nessa eleição?

Também no Rio quem aventura a volta ao poder com o apoio de Dilma e tudo, é o ex governador Garotinho! Êeeeeeeeeee Assim não dá!

Na greve dos professores em SP o Serrote – aquele que diz não ser filho do FFHHCC – dizia ser política. Agora pode até afirmar. A justiça de SP multou a APEOESP. Pode isso?

Claro que deu a lógica! Aumento zero a greve! Vamos ver a resposta e como votarão os professores de Sumpa.

O PT de sumpa quer porque quer o Suplicy vice do Mercadante. Entenderam né? Mercadante não leva e o mais importante se livra do honesto e bom senador.

Lula coitado! Quer o Prêmio Nobel da Paz! A ONHUUUUUUUU gosta de dar o premio para pobre. Ele tem chance pelo esforço e delírio ao querer resolver a questão do Urânio, digo Iranho, ops, Irã.

Talvez o sapo barbudo queira mesmo a Secretaria Geral da ONHUUUUU. Essa sim fica sempre com um pobre! Êeeeeeeeeeeeeeeeeee Até porque quem manda mesmo? Os cinco membros com direito a veto.

A ONHUUUUUU nada mais é do braço direito dos EUA! O resto é conversa fiada.

Na Copa do Mundo da Alemanha, hotéis, ingressos e tudo mais já estavam vendidos três meses antes da competição. Essa no Continente Africano ta bem difícil a coisa. Os pacotes promocionais baixaram tudo que podiam. Mas vai dar tudo certo!
Os mais românticos diriam que o motivo é a crise! Racismo não?

Lula ta demorando em voltar ao Brasil. Êeeeeeeeeee

Alguém já ouviu a Dilma falar mais do que um parágrafo?

Dilma demitiu seu tradutor no exterior. Não deveria! Nem eu entendo o que ela fala!

A direita adora as “políticas da esquerda”. Somar? Claro que não!
       
Absurdo a falsa polarização que a mídia insiste em fazer entre Dilma e Serra. Meus feios e feias não me perguntam em quem eu vou votar. Mas se vou votar no Serrote ou no Dog alemão.

Vergonha: Ficha Limpa somente para futuras eleições! VIVA O MENSALÃO DO PT, PSDB E DEM

Presidente do TSE avisa: Ficha-Limpa só valerá para futuras condenações

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandovski, afirmou que pelo texto aprovado no Senado o projeto Ficha-Limpa só começará a ser válido para as próximas condenações.

“Se prevalecer a redação [aprovada pelo Senado], a meu ver, sem conhecer o texto ainda, é só [para] aqueles que forem condenados depois da promulgação da lei. É a leitura que se faz, pelo menos, gramatical”, disse Lewandowski, em entrevista a Folha de São Paulo.

A polêmica gira em torno da modificação feita pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ) no projeto que havia sido aprovado pela Câmara. Quando chegou ao Senado, o texto dizia apenas que ficariam inelegíveis aqueles políticos “condenados” por um tribunal colegiado, sem se referir ao momento daquela condenação.

Dornelles, porém, incluiu no projeto o termo “que forem condenados”, dando a entender que a inelegibilidade só valerá para aquelas condenações futuras, deixando de fora o caso de um político que foi condenado antes da lei entrar em vigor.

Folha Online - Brasil - Deputado petista diz que Ficha Limpa "dificilmente" valerá nas eleições de 2010 - 22/05/2010

Folha Online - Brasil - Deputado petista diz que Ficha Limpa "dificilmente" valerá nas eleições de 2010 - 22/05/2010: "– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

O Senhor da Guerra não gosta de crianças

Jornal do Brasil de hoje, 20/05/10 (coluna da Anna Ramalho) - O gov. Sérgio Cabral vetou um projeto do dep.Alessandro Molon(PT) de criar na rede estadual de ensinio 1 programa p/atender as crianças com dislexia. O distúrbio atinge 10% a 15% da pop. mundia, se não for tratado, acaba levando a criança a abandonar a escola p/dificuldade com leitura. O GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL NÃO APROVA PROJETO LEI QUE BENEFICIARIA VÁRIAS CRIANÇAS QUE SOFREM COM A DISLEXIA !

Governo do Rio vai rever preenchimento das notas pela internet

Em relação ao preenchimento das notas pela  internet, Marcus Medina se comprometeu de rever a medida. O SEPE vai acompanhar para cobrar a revogação dela, já que entendemos que este trabalho não deve ser realizado pelos professores, que já tem o seu trabalho em sala de aula.

Tabela do Nova Escola - Estado do Rio de Janeiro

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Povos da Europa: Levantem-se

Povos da Europa: Levantem-se




Essa é o chamado que fazem os trabalhadores gregos a seus vizinhos da Espanha, Portugal, Itália... Os gregos fizeram quatro greves gerais desde dezembro, quando estourou a crise da dívida. Agora, preparam mais uma greve, para esta quinta, dia 20 de maio.
Os protestos contra o brutal plano de ajuste da União Européia e do FMI, aplicado pelo governo “socialista”, são uma resposta da classe trabalhadora aos enormes ataques deste plano aos salários, pensões, aposentadorias, aos serviços públicos e a direitos históricos dos trabalhadores.



A tentativa dos imperialismos de controlar a atual crise grega, e impedir que ela contagie outros paises europeus, como a Espanha, deixa claro que, por um lado, que a crise econômica mundial não se encerrou, e por outro, demonstra a disposição da classe trabalhadora em responder aos ataques e dizer que os ricos paguem pela crise.

Senado aprova reajuste aos aposentados e fim do fator previdenciário


Aposentados conquistam mais uma vitória; a luta agora é para impedir o veto de Lula
O governo bem que tentou. Fez de tudo para que o reajuste de 7,7% e, principalmente, o fim do fator previdenciário não fossem aprovados no Congresso. Mas na noite de 19 de maio, os aposentados conquistaram mais uma vitória e o Senado aprovou o texto que veio da Câmara, sem alterações.

A medida provisória agora definitivamente aprovada pelo Congresso estabelece o reajuste de 7,7% aos benefícios maiores que um salário mínimo e, o mais importante, acaba com o fator previdenciário. O fator havia sido imposto pelo governo FHC em 1998 e obriga os trabalhadores a se aposentarem cada vez mais tarde.

Vitória da mobilização
Durante todo o dia, caravanas de aposentados liderados pela Cobap (Confederação Brasileira de Aposentados), com o apoio de centrais como a Conlutas, acompanharam a sessão do Senado e pressionaram para que os senadores votassem a MP, o que só foi acontecer à noite.

Foi uma vitória dos aposentados após sucessivas manobras do governo. Primeiro, na Câmara, quando o governo fez inúmeras ameaças e chantagens, afirmando que vetaria o reajuste e o fim do fator caso fossem aprovados. A proposta original do governo, acordada com centrais como Força Sindical, CUT e CTB, previa apenas 6,14% de reajuste. Nem a Câmara aceitou reajuste tão rebaixado e o elevou para 7,7%.

Após inúmeras mobilizações dos aposentados, a Câmara aprovou a MP no dia 4 de maio. Após isso, mas uma manobra e a presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB), cotado para ser o vice de Dilma, segurou o texto por uma semana antes de o remeter ao Senado.

A medida só foi chegar na Casa alta do Congresso só uma semana após ter sido aprovada na Câmara. Outras manobras ainda tentaram impedir a votação, como a mentira de que a MP continha erros e que, portanto, precisaria voltar à Câmara, até a tentativa do governo de estabelecer uma idade mínima para as aposentadorias em alternativa ao fim do fator. Mas foi em vão. Na galeria do Senado, os aposentados comemoravam com entusiasmo mais essa vitória.

Impedir o veto de Lula
A luta agora é para impedir que o presidente Lula cumpra a ameaça e vete o reajuste e o fim do fator previdenciário, a maior conquista dos aposentados. O relator da MP no Senado, Romero Jucá (PMDB), apesar de ter mantido o texto original, avisou que Lula vetará o fim do fator. “Já conversei com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, hoje e já está acertado com o presidente Lula o veto nesta questão”, disse o senador.

Só a mobilização, que veio dia após dia derrotando cada chantagem e ameaça do governo, pode impedir o veto de Lula. 

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Deputada pressiona governo sobre falta de professores no Sul Fluminnse

Inês Pandeló busca solução para a falta de professores no Estado

A falta de professores na rede pública estadual tem sido preocupação constante da deputada estadual Inês Pandeló. Na tribuna da Alerj, tem cobrado do Governo a contratação de professores. De acordo com a parlamentar, alunos de várias unidades do Sul Fluminense e grande Rio sofrem com a carência dos profissionais de diversas matérias.

- Enviei uma solicitação à Secretaria de Educação para que o problema possa ser resolvido. Estamos em maio e há muitos alunos sem aula. Praticamente, é um semestre sem determinadas aulas. Inclusive, tenho recebido reclamações de várias localidades a respeito desse assunto - explicou Inês.

A intenção de Inês é sensibilizar o governador para o problema e agilizar a contratação dos docentes. "É uma urgência, já que daqui a pouco com o período eleitoral, as contratações são proibidas, temporariamente, pela Justiça", concluiu.

Êeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Erlari Krintão mandou o Lula cuidar da Dengue. Em tese foi isso! A ONU é formada por organismos e eles são tão  próximos dos Iankes que 80% deles tem sede em Nóvi Iork. O único que esta fora dos EUA é o Tribunal de Haia. Sabe porquê? Because eles não reconhecem esse tribunal. Resumindo: Quem tem manda! Êeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Vamos lá seleção...Tô louco pra ver jogando Adriano, Pato, Ganso, Neymar, Hernandes, Rogério Ceni, e outros que esqueci os nomes! Não estou colecionando o álbum da seleção. Sucesso pra vocês na terra do grande Madiba - venerado - Julio Harlack.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Potências acertam sanções contra Irã e calam plano de Lula

 NOVA YORK, Nações Unidas, 18 Mai 2010 (AFP) -Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas acertaram nesta terça-feira uma série de sanções contra o Irã, jogando por terra os esforços realizados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para resolver a crise nuclear iraniana.

Um projeto de resolução, elaborado por Estados Unidos e apoiado por França, Rússia, China e Grã-Bretanha, prevê sérias sanções contra o Irã, que ficará proibido de investir no exterior em certas atividades sensíveis, terá seus navios inspecionados em alto mar, e sofrerá um embargo sobre a compra de armas pesadas, segundo um funcionário americano.

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, já havia anunciado um acordo com Rússia e China sobre novas sanções contra o Irã devido ao seu programa nuclear.

O esforço diplomático promovido por Brasil e Turquia pretendia evitar as sanções da ONU contra a República Islâmica, com base no intercâmbio, em território turco, de 1.200 kg de urânio levemente enriquecido (a 3,5%) por 120 kg de combustível enriquecido a 20% destinado ao reator de pesquisas nuleares de Teerã.

Hillary Clinton agradeceu os esforços de Brasil e Turquia, mas destacou as diversas reservas de Washington sobre o acordo tripartite fechado na véspera, com a intervenção direta de Lula.

Os representantes de Estados Unidos, França e Grã-Bretanha no Conselho de Segurança lembraram que a oferta de intercâmbio de combustível nuclear, relançada por Brasil e Turquia, foi realizada pela AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) em outubro passado como "uma medida de confiança".

A questão do intercâmbio de combustível não é "a base do problema", após quatro anos de "violações das resoluções da ONU e de suas obrigações internacionais" por parte do Irã, disse a embaixadora americana Susan Rice.

A diplomata brasileira Maria Luiza Ribeiro Viotti disse à AFP que o Brasil "não vai participar do debate" sobre as sanções no Conselho de Segurança, já que "existe uma nova situação" negando o acordo promovido pelo presidente Lula.

Segundo o funcionário americano, as sanções acertadas hoje "reafirmam que o Irã não poderá construir novas unidades de enriquecimento de urânio" e proíbem investimentos iranianos "no estrangeiro em atividades sensíveis", como extração ou enriquecimento de urânio e projetos de mísseis balísticos.

O projeto também proíbe a venda ao Irã de "oito novas categorias de armas pesadas, como tanques, veículos blindados de combate, sistemas de artilharia de grosso calibre, aviões de combate, helicópteros de ataque, navios de guerra e mísseis ou sistemas de mísseis".

As sanções ampliam ao alto mar as inspeções de navios suspeitos procedentes ou com destino ao Irã, reforçando a resolução 1803, de março de 2008.

O texto envolve ainda a lista de pessoas e entidades ligadas aos programas nuclear e balístico iranianos, que poderão sofrer o congelamento de seus bens no exterior e ter vistos cancelados.

Os Estados estão igualmente convocados a bloquear qualquer transação financeira ligadas à proliferação.

No setor bancário, os Estados serão chamados a impedir o funcionamento em seu território dos bancos iranianos que têm um potencial papel na proliferação, e a impedir que suas instituições financeiras sob suspeita abram sucursais no Irã.

As potências ocidentais temem que o programa nuclear iraniano seja um disfarce para obter a bomba atômica. Teerã nega esta tese, afirmando que seus planos têm fins pacíficos.

A resolução na ONU, se for adotada, será a sexta desde 2006 envolvendo o programa nuclear iraniano, e a quarta aplicando sanções.

MEC: ENEM PARA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

MEC planeja criação de 'Enem' para professores

Exame nacional poderá ser usado para seleção de educadores.
Adesão de secretarias estaduais e municipais será facultativa.


O Ministério da Educação (MEC) trabalha na criação de um concurso nacional para selecionar professores para a rede pública de ensino. O ministério pretende realizar a primeira prova do Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente em 2011. Na primeira edição, poderão participar educadores dos primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e da educação infantil.
A seleção será parecida com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e também ficará sob responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O professor fará a prova e poderá usar a nota para ingressar em qualquer uma das redes de ensino que aderirem ao programa.

As secretarias que decidirem aderir ao exame terão liberdade para usar a nota para a seleção em fase única ou como primeira fase do processo. A abertura dos concursos também poderá ser feita a qualquer momento dependendo da necessidade de cada rede de ensino. Como o Enem, a prova será anual.
Segundo a coordenadora-geral de instrumentos e medidas educacionais do Inep, Gabriela Moriconi, um documento com a concepção do exame e temas que farão parte do exame serão disponibilizados para consulta pública no site do Inep a partir desta quarta-feira (19).
De acordo com Gabriela, a prova terá vários temas, como metodologia de ensino, políticas educacionais, direito e conteúdos específicos. Para criar o programa, foram analisados países que buscam ter um padrão de professores. Esses países foram Austrália, Canadá, Cingapura, Chile, Cuba, Estados Unidos e Inglaterra.
“São países com sistemas de ensino e contextos diferenciados, mas todos entendem que o bom professor tem de ter domínio do conteúdo que vai lecionar e conhecer as metodologias de ensino”, disse Gabriela.
Professores, universidades, estados e municípios vão poder opinar sobre o modelo da prova durante  os 45 dias de consulta pública. “Após esse período, equipes técnicas do Inep irão trabalhar para fechar a matriz do exame. Pretendemos ter um banco de questões para a prova até o fim do ano”, disse Gabriela.
De acordo com a coordenadora, secretarias estaduais e municipais do país mostraram interesse no projeto. "Apresentamos ao Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), que se mostrou receptivo à ideia", disse.

Êeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee



A fome uniu-se com a vontade de comer
Michel Temer Êeeeeeeeeeeeeee do PMDB, partido com o maior número de membros na relação ficha limpa, que tenta banir da política os corruptos será o vice de Dilma do PT. Vai ser uma disputa brava entre a turma do mensalão e a turma do “daqui não saio, daqui ninguém me tira”.

Lula mais uma vez poderá dizer: Nunca na história desse país uma candidata teve um vice como esse! Êeeeeeeeeeeeeeeeee

Enganei-te hein?
Na prática, isso já acontece muito tempo, mas muito longe do povo. Agora na eleição vamos ver no mesmo palanque, a turma do mensalão do PT, Collor, Renan, Sarney todos no mesmo palanque. Cruzessssssssssssssssssssss

Eu quero mesmo é ganhar! Aqui no Rio, Dilma poderá subir no palanque do Garotinho. Credoooooooooooooooooo! Pelo menos é o que diz o presidente nacional do PT. Mas frisa que, dependerá da agenda. Então ta! Êeeeeeeeeeeeeee

ONG realiza "campanha do agasalho" para cães e gatos abandonados

Bom, todo mundo sabe que odeio ONG. Mais fácil do que abrir uma igreja na esquina é criar uma ONG. ONG me dá ziquirice. Mas como sou democrático quem quiser ajudar é só entrar no sítio dos caras. http://adoteumgatinho.uol.com.br/campanhadoagasalho/

Lula foi se catar! Ops, desculpas, digo, foi ao Catar! Depois foi ao Irã e junto com presidente turco, conseguiram um acordo sobre o enriquecimento de urânio. O Brasil é signatário da carta da ONU-Tratado de Não Proliferação - contra o desenvolvimento de armas de destruição em massa.
O projeto, elaborado ao fim de 18 horas de negociações, reafirma ao mesmo tempo o compromisso do Irã com o Tratado de Não Proliferação e o direito do país asiático de “produzir e utilizar energia nuclear (assim como um ciclo de combustível nuclear que inclua atividades de enriquecimento) para propósitos pacíficos”.

Para Amorim, Brasil só colocou a bola na área; é preciso fazer o gol, diz ministro! Alguém tem interesse de fazer esse gol?

Lula conseguiu! Temos um acordo!

Proeminência internacional do Brasil não depende mais de Lula, dizem analistas

Maurício Savares
Como potência latinoamericana, o Brasil exerce liderança global e ganha importância internacional independentemente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ampliou o papel da diplomacia nacional. Para especialistas em relações exteriores ouvidos pelo UOL Notícias, a proeminência do país se reforça com o acordo nuclear com o Irã –ainda que a teocracia islâmica não o cumpra no futuro.
Na segunda-feira (17), Brasil e Turquia fecharam um acordo com o Irã, que se comprometeu a –dentro de um mês– enviar 1,2 tonelada de urânio levemente enriquecido aos turcos. Esse volume seria enriquecido em 20% na França ou na Rússia e, dentro de um ano, transformado em 120 quilos de urânio a serem reenviados aos iranianos para uso civil. As potências ocidentais ameaçam Teerã com uma quarta rodada de sanções por temor de que o programa nuclear tenha fins bélicos.
Os Estados Unidos e o Reino Unido emitiram sinais de descrédito em relação ao acerto, criticado por não conter uma afirmação clara de que a teocracia islâmica não enriquecerá urânio acima de 20% em seu território. A França indicou que vai esperar as observações da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) sobre o assunto. Foi a similar a postura de Rússia e China, principais interlocutoras de Teerã antes da aproximação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“O Brasil será um ator com interesses globais e, ao mesmo tempo, pagando um preço alto. Isso já não depende de Lula ou de quem vier depois dele. É uma questão do tamanho do país. Quem estiver no governo em 2011 pode fechar uma embaixada aqui e outra ali. Mas não há como retornar ao ponto de a diplomacia brasileira simplesmente ignorar algo que tenha influência global”, disse Matias Spektor, coordenador do centro de relações internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Para ele, uma eventual vitória do oposicionista José Serra (PSDB) traria “mudança de tom, mas não de orientação”. “Podem diminuir a amizade com alguns países e aumentar com outros, podem fechar uma representação aqui e outra ali. Mas o Brasil já tem relações mais profundas com a África e o Oriente Médio e essas não serão ignoradas”, afirmou. Já a vitória da governista Dilma Rousseff (PT) geraria dúvidas, segundo ele, por conta do histórico de discórdia entre presidente e seu sucessor.
“Isso vai depender exclusivamente da relação que Dilma e Lula mantiverem depois. Presidentes que fazem seu sucessor não têm relação tranquila com sucessor. Se ela seguir a linha do atual presidente, não terá o mesmo carisma, a mesma capacidade de persuasão pessoal, mas pode ser útil como Lula é.”
Questão de experiência
Para Michael Shifter, presidente do instituto Diálogo Interamericano, com sede em Washington, a questão iraniana pode ser mais ligada à figura de Lula, mas a importância do Brasil em foros internacionais, não. “O papel global do país é permanente e não importa quem vença as eleições. Mas o Irã vem associado à idéia de que o presidente atual tem um toque mágico. Isso não se ligaria a outro governo. A aventura do Irã reflete muito da habilidade de Lula de ter apelo internacional”, disse.
Shifter diz que “existe uma idéia crescente de que a partir de agora o Brasil será importante globalmente”. “O Irã serve para mostrar que o Brasil tem ambição grande de tentar resolver um problema que outros tentaram e não conseguiram. Mas serve também como a primeira de uma série de tentativas. Certamente o Brasil aparecerá mais vezes e terá de desempenhar um papel importante”, avaliou.
Professor de Relações Internacionais da London School of Economics, Michael Cox diz que “a acusação de ingenuidade brasileira, feita pela secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton é algo que vai se tornar mais frequente". Mas não tira a importância do Brasil nas discussões globais. “A dúvida é se o Brasil terá um papel que ajudará os EUA, se será neutro ou se será antagônico”, afirmou.
O especialista britânico considera Lula o principal impulsor da diplomacia brasileira com todo o mundo, sem fazer distinção de regimes democráticos ou autoritários. Mas com o tempo o Brasil terá de ser mais claro sobre os valores que defenderá. “Para ser grande, o país vai ter de dizer mais vezes se acha governos como o da Venezuela, por exemplo, democráticos de verdade. Vai ter de se posicionar no Oriente Médio, em conflitos africanos e por aí vai”, disse.
“Não será fácil, mas os primeiros passos dessa jornada mostraram que o Brasil não vai recuar sobre esse desejo de ser importante. A tendência é de que consiga essa proeminência, mas que também atraia novos adversários. Não há ganho sem sofrimento na arena internacional”, finaliza Cox.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Só feio em pé! Temas que podem render no vestibular!

Agenda 2010

Confira temas que podem render questões nos próximos vestibulares

José Renato Salatiel*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Divulgação
Cena do filme Lula, o filho do Brasil
Se a primeira década do século 21 foi marcada por conflitos insolúveis, terrorismo, crises nas finanças e degradação ambiental, tudo leva a crer que estes temas estarão novamente em pauta em 2010. O ano que começa será decisivo para os países desenvolvidos resolverem questões financeiras, ainda devidas ao colapso econômico de dois anos atrás, em harmonia com uma agenda global sobre as mudanças climáticas.

Direto ao ponto: Ficha-resumo

Dois países continuarão em destaque, regendo a sinfonia econômica do planeta: Estados Unidos e China. Deles dependem não somente a recuperação das finanças globais como os acordos referentes à diminuição da emissão de gases causadores do efeito estufa, cujas metas foram deixadas em aberto com o fracasso da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada em dezembro de 2009.

Na América Latina, a política estará em foco, sobretudo no Brasil, com as eleições presidenciais e o início da era pós-Lula. Mas, antes disso, os olhares do mundo se voltarão para a África do Sul, que sediará o principal evento internacional do ano, a Copa do Mundo da Fifa.

Fim da "obamania"

O ano de 2010 será particularmente delicado para o presidente americano Barack Obama. Passada a euforia da eleição do primeiro presidente negro dos Estados Unidos, o democrata precisará colocar as finanças domésticas em ordem, administrando um rombo bilionário por conta dos empréstimos que salvaram instituições financeiras e a indústria automobilística durante a crise econômica.

Na política externa, precisará cumprir metas que visam encerrar duas guerras, no Afeganistão e no Iraque, iniciadas há quase uma década pelo antecessor, o ex-presidente George W. Bush. No Iraque, este ano será de desocupação e entrega definitiva do governo aos iraquianos, enquanto que, no Afeganistão, a aposta é no reforço de efetivo para fortalecer as autoridades locais contra os talebans.

Soma-se a isso a queda de popularidade de Obama, que tinha um índice de aprovação de 70% no começo de 2009 e que, hoje, bate na casa dos 50%. A insatisfação de metade da população com promessas não cumpridas e falta de ações mais enérgicas deve refletir nas eleições parlamentares em novembro. Apesar de fechar 2009 com a sanção do projeto de reforma do sistema de saúde, o presidente corre o risco de perder este ano a maioria na Câmara dos Deputados, o que pode complicar seus dois últimos anos de governo. Já no Senado americano, são poucas as chances de os democratas saírem derrotados.

Dragão chinês

A China, em 2010, vai se tornar a segunda maior economia mundial, ultrapassando o Japão, além de, pela primeira vez, gerir 10% das exportações no comércio internacional. Depois de se recuperar da crise econômica mais rápido que outros países desenvolvidos, a China manterá a taxa de crescimento apenas um pouco menor que os 10% anuais que vinha registrando nas últimas três décadas. Nesse ritmo, especialistas preveem que ultrapasse os Estados Unidos em vinte anos (a mesma previsão era feita sobre o Japão nos anos 1980, antes que o país entrasse em recessão nos anos 1990).

Na política, o Partido Comunista Chinês vai tirar o máximo de vantagens da "Exposição Mundial", evento internacional realizado desde o século 19 e que este ano será em Xangai. Enquanto isso, o presidente Hu Jintao prepara suas substituições na liderança do partido, em 2012, e na Presidência, em 2013.

Contudo, a face mais dura do regime comunista será posta à prova em negociações com os Estados Unidos, em torno dos temas economia e mudanças climáticas, e, internamente, frente à tensão com minorias étnicas no Tibete e em Xinjiang, palcos de revoltas nos dois anos anteriores. O governo já se previne contra novas ondas de protestos, em especial no mês de outubro, quando será lembrado o aniversário de 60 anos da invasão do Tibete pela China.

Pós-Lula

No caldeirão da América Latina, a fervura será política, com destaque para as eleições presidenciais de outubro no Brasil. Será a primeira vez, desde o retorno das eleições diretas em 1989, que Luiz Inácio Lula da Silva ficará fora da disputa. O ex-metalúrgico perdeu três eleições para presidente e está no poder desde 2003, em dois mandatos consecutivos (veja filme indicado abaixo). Ele possui uma aprovação recorde da população brasileira, amparada pela estabilidade econômica do país e a despeito dos escândalos de corrupção em seu governo.

Os candidatos com maiores índices de intenção de votos são: o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e a chefe da Casa Civil, Dilma Roussef (PT). Serra tem maioria no Estado de São Paulo, maior colégio eleitoral do país, ao passo que a eleição de Dilma depende da capacidade de Lula de transferir para ela sua popularidade.

O ano eleitoral deverá ainda interferir em uma das decisões mais importantes do Congresso em 2010, sobre o marco regulatório da exploração do petróleo descoberto na camada pré-sal. A comemoração dos 50 anos de Brasília também colocará em evidência a capital do país.

Outras eleições importantes ocorrem em países da América Latina, no ano em que se comemoram dois séculos de independência da América Espanhola. Para o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, 2010 será decisivo para testar sua influência na região. Disso depende a condução da economia do país e o preço do petróleo, que financia o socialismo "bolivariano" de Chávez, além dos resultados das eleições parlamentares em setembro.

Mudanças devem ocorrer no Chile, onde a direita tem chances de retornar ao poder depois de quase duas décadas fora dele, com Sebastián Piñera, que concorre à Presidência no segundo turno, disputado em janeiro. Na Colômbia, o desenlace das eleições presidenciais depende de uma decisão da Corte Constitucional sobre um referendo que permita mudar a Carta, para que o presidente Álvaro Uribe, desde 2002 no cargo, concorra a um terceiro mandato. Caso seja candidato, são grandes as chances de vitória.

Chantagem atômica

Em segundo plano, a Europa amarga uma taxa de desemprego que, estima-se, deve atingir uma marca histórica de 10%, o que corresponde a cerca de 57 milhões de desempregados na UE (União Europeia). A economia em ritmo lento deve dar vazão a políticas protecionistas dos mercados internos, incluindo medidas restritivas à imigração, além de protestos de rua. Mas os 27 países integrantes da UE começam o ano com novas regras, definidas pelo Tratado de Lisboa, que pretende, na prática, conferir maior representatividade ao bloco.

Na Europa Oriental, as disputas energéticas, como a que opôs Rússia e Ucrânia em 2009 e deixou boa parte da Europa sem gás em pleno inverno, deverão ter novos capítulos.

Entretanto, é no Oriente Médio que estarão alguns dos maiores nós da diplomacia em 2010. O Irã, mais uma vez, será o centro das atenções. Além do desgaste político com as revoltas de parte da população, a insistência em levar adiante o programa nuclear sem a fiscalização da Organização das Nações Unidas (ONU) poderá levar a um conflito com Israel, caso sanções econômicas não surtam efeito.

Assim como a Coreia do Norte, que insiste em fazer testes com armas nucleares, o Irã também se coloca na contramão de debates sobre o desarmamento nuclear que ocorrerão em 2010. Na Coreia do Norte, continuarão ocorrendo especulações sobre o estado de saúde do líder Kim Jong-il, que nos bastidores prepara sua sucessão no poder. Longe da diplomacia oficial, as duas Coreias - Norte e Sul - irão medir forças pela primeira vez numa mesma Copa do Mundo, no ano em que lembram o centenário da ocupação japonesa.

Finalmente, acontecerá na África do Sul o maior evento de âmbito internacional de 2010. A Copa do Mundo deve ajudar o país tanto a expurgar o passado de divisão racial quanto a se diferenciar de países vizinhos como a Somália, devastada pela guerra civil. Desse país que, como o Brasil, idolatra o futebol, talvez guardemos as melhores lembranças deste ano.

Direto ao ponto volta ao topo
Em 2010, Estados Unidos e China continuam em evidência. Dos dois países depende a lenta recuperação econômica global em consonância com uma política que previna o mundo dos efeitos catastróficos da mudança climática. Mas o ano também será de países emergentes como o Brasil, que realiza em outubro a primeira eleição presidencial desde 1989 sem a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cuja aprovação é recorde. E, além disso, será um ano de Copa do Mundo, realizada na África do Sul.

Os principais pontos da política e economia mundial em 2010 são:

  • Estados Unidos: será um ano difícil para o presidente Barack Obama, com a aprovação em queda. Na metade do mandato, ele enfrenta eleições legislativas que podem lhe custar a maioria na Câmara dos Deputados, além de ter como desafios sanar as contas públicas e lidar com as guerras no Iraque e no Afeganistão. No Iraque, deverá cumprir as metas de retirada das tropas combatentes até final de agosto.


  • China: o país vai atingir dois patamares históricos na economia: pela primeira vez, ultrapassará o Japão como segunda maior potência econômica do planeta e contabilizará 10% das exportações mundiais. Por outro lado, o regime comunista terá que lidar com dissidências étnicas e protestos, no ano que lembra os 60 anos da invasão do Tibete.


  • América Latina: o ano será de eleições, com destaque para a sucessão presidencial no Brasil, que marcará o inicio da era pós-Lula. O presidente tentará transferir sua popularidade para eleger Dilma Roussef, chefe da Casa Civil. Ela disputa o cargo com o governador de São Paulo, José Serra, que tem a seu favor o maior colégio eleitoral do país no Estado de São Paulo. Em 2010 também haverá eleições parlamentares na Venezuela, e presidenciais no Chile e na Colômbia, no ano em que se comemoram 200 anos de independência da América Espanhola.


  • Europa: na UE (União Europeia) deve entrar em vigor o Tratado de Lisboa, que confere mais representatividade ao bloco. Mas é incerto se isso ajudará o continente a enfrentar o fantasma do desemprego, que pode atingir a taxa recorde de 10% da população.


  • Oriente Médio: a insistência do Irã em continuar seu programa nuclear sem a supervisão da ONU pode levar a um conflito com Israel. As manifestações contra o governo iraniano continuam em 2010, mas será uma disputa interna pelo poder que definirá o futuro do país dos aiatolás.


  • Saiba mais

    • O Mundo em 2010: além da crise econômica: edição especial da revista "Carta Capital" que traduz para o português as análises e previsões do ano feitas pela prestigiada publicação britânica "The Economist".
    • Lula, o Filho do Brasil (2010): filme dirigindo pelo cineasta Fábio Barreto e baseado no livro de Denise Paraná, conta a trajetória do presidente Lula, mas estreia cercado de polêmicas envolvendo financiamento e supostos propósitos eleitorais.
    *José Renato Salatiel é jornalista e professor universitário

    sábado, 15 de maio de 2010

    A História das Coisas - Parte 03

    A História das Coisas - Dublado Parte 2

    A História das Coisas - Dublado Parte 1

    A Conferência da Terra Fórum Internacional do Meio Ambiente


    O "Acordo de Copenhague", documento firmado  Estados Unidos, China, Brasil, Índia e África do Sul, recusado hoje pelo plenário da 15ª Conferência das Nações Unidas (COP-15, simbolizou o fracasso de duas semanas de negociações diplomáticas entre os 192 países participantes. O  documento, permeado de críticas dos delegados, foi denunciado por países em desenvolvimento e acabou rebaixado a um adendo da edição de 2009 da Convenção do Clima (UNFCCC).
    Com este resultado, esperanças sobre o “nosso futuro comum”, foram adiadas para a COP-16, que ocorrerá no México, em 2010.
    Depois da maratona de negociações de chefes de Estado e de governo, entre os quais dos presidentes dos EUA, Barack Obama, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, delegados de países como Sudão, Tuvalu, Cuba, Nicarágua, Bolívia e Venezuela, entre outros, recusaram-se a aceitar o acordo, que precisaria de consenso para ser adotado pela COP-15. O representante de Tuvalu, uma pequena ilha da Polinésia ameaçada de submersão, julgou o acordo uma traição, referindo-se à proposta de financiamento para ações de adaptação e mitigação.
    Pelo texto, os países industrializados se comprometem a empregar US$ 30 bilhões nos próximos três anos - dos quais US$ 3,6 bilhões dos EUA -, além de até US$ 100 bilhões por ano entre 2013 e 2020. O problema me que nenhuma instituição operacional, nem meio de governança desse valor foram criados.
    Sem qualquer definição das metas de redução das emissões, a menção a 50% de redução até 2050 acabou eliminada do texto. Outra crítica dura de delegados do G77 foi contra o atropelo criado pelas negociações entre EUA - com autorização da União Européia -, China, Brasil e África do Sul. Cuba protestou em público e reclamou das graves violações de procedimentos, tornando as negociações arbitrárias.
    O compromisso político obtido nesta sexta-feira pelos chefes de Estado em Copenhague foi "um desastre para os países mais pobres", afirmou a ONG Amigos da Terra. "Estamos enojados com a incapacidade dos países ricos de assumir compromissos sobre a redução das emissões, em particular com os Estados Unidos, que são, historicamente, o principal emissor mundial de gases do efeito estufa", afirmou o presidente da Amigos da Terra, Nnimmo Bassey.
    Para Kumi Naidoo, diretor executivo da Greenpeace Internacional, o acordo tem tantos buracos que "poderia se voar com um avião através dele; o Air Force One, por exemplo".
    "Um acordo repleto de aspirações e promessas não é nada além de maquiagem verde", disse Patricia Arendar, diretora executiva do Greenpeace México. Segundo a ambientalista, "permitir que a temperatura suba até 3 graus é condenar a humanidade a sofrer ainda mais com fome, epidemias, perda de lares e safras, e até de vidas. Este é o futuro que estão nos deixando os políticos em Copenhague".
    A organização ecológica WWF manifestou sua preocupação com o fato de não haver obrigatoriedade sobre os compromissos assumidos, "uma brecha entre a retórica e a realidade poderá custar milhões de vidas, bilhões de dólares e uma grande quantidade de oportunidades perdidas", afirmou Kim Carstensen, diretor da Iniciativa Climática Global da WWF.
    Antes de partir de volta ao Brasil, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, admitiu que o resultado ficou muito aquém do que era esperado pelo País. Mas justificou a posição de, mesmo assim, aderir. "O Brasil lutou muito para que essa conferência tivesse um resultado positivo. Negociamos até o fim. Mas reconhecemos que este acordo é melhor do que o zero absoluto". Será?

    O governo Lula continua batendo na mesma tecla: A culpa é sempre do professor.

    Convencido de que os concursos públicos para professores são de baixa qualidade, especialmente nos pequenos municípios, o Ministério da Educação (MEC) prepara o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente, espécie de Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do magistério. A ideia é que a prova seja aplicada pela primeira vez em 2011, já no próximo governo. Na semana que vem, o ministério submeterá a uma consulta pública proposta com os conteúdos que deverão ser cobrados no exame.
    Assim como os jovens que fazem o Enem disputam vagas em diferentes universidades, o MEC quer que o Exame Nacional de Ingresso selecione professores para trabalhar em redes municipais e estaduais de todo o país. O alcance do novo teste dependerá da adesão de governos municipais e estaduais. Eles terão liberdade também para decidir se o novo teste será o único critério de seleção ou se deverão ser considerados outros fatores, como provas de títulos.
    " O que queremos dar aos sistemas de ensino é um instrumento adicional para qualificar o ingresso dos docentes na carreira "

    Na prática, o sistema funcionaria assim: em vez de promover um concurso público, a prefeitura que aderir ao exame lançaria um edital, informando o número de professores que pretende contratar. Em seguida, profissionais de qualquer parte do país poderiam candidatar-se, apresentando a nota obtida no exame.
    - O que queremos dar aos sistemas de ensino é um instrumento adicional para qualificar o ingresso dos docentes na carreira - diz o ministro Fernando Haddad, da Educação.
    Proposta de modelo será divulgada pela internetA proposta de conteúdos que devem constar na prova será divulgada na internet, na página do ministério (www.mec.gov.br). O texto ficará aberto a críticas e sugestões por 45 dias. Uma vez concluída, a versão definitiva orientará a elaboração da chamada matriz do exame, que serve de base para a formulação das questões.
    Haddad propõe que o novo exame seja anual, com provas em todo o país. De início, o teste deverá selecionar candidatos a lecionar em turmas de educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). A seleção de profissionais para as séries finais (6º ao 9º ano) e o ensino médio ficaria para mais tarde, à medida em que o novo teste ganhar fôlego.
    Até o fim do ano, o MEC pretende concluir a elaboração de um banco de questões, a partir do qual o próximo governo poderá aplicar a prova. Além da parte objetiva, o teste poderá ter uma redação.
    O Globo online

    quinta-feira, 13 de maio de 2010

    Comissão da Mulher da Alerj fará a audiência publica: As mulheres e as terapias naturais

    Recebi por e-mail da Dep Inês Pandeló.
    A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alerj, deputada Inês Pandeló (PT), fará no dia 20 de maio, às 10h, a audiência pública: as mulheres e as terapias naturais. O objetivo, segundo a parlamentar, é o de discutir a implantação da Lei 5.471/09, que determina que as unidades de saúde e hospitais públicos, do estado, ofereçam à população serviços de terapia natural. "É imprescindível que se faça essa discussão. É uma lei necessária, mas que precisa ser debatida com pessoas que realmente entendam do assunto. E assim iniciarmos uma conversa com Executivo para a sua implantação" acredita Inês Pandeló.
    A audiência acontecerá no Auditório Nelson Carneiro (da Alerj), Prédio Anexo da Alerj - Rua Dom Manoel, s/nº, Praça XV, Centro, Rio de Janeiro.
    Lei 5.471/2009
    PACIENTES DE HOSPITAIS PÚBLICOS JÁ PODEM CONTAR COM TERAPIA NATURAL
    Agora é lei: as unidades de saúde e hospitais públicos passarão a oferecer à população serviços de terapia natural, tais como a massoterapia, acupuntura, hidroterapia e hipnose, dentre outros. É o que determina a Lei 5.471/09, de autoria da deputada Inês Pandeló (PT), que foi sancionada pelo governador Sérgio Cabral e publicada no Diário Oficial do Poder Executivo do dia 16 de junho de 2009.
    De acordo com a norma, as modalidades terapêuticas adotadas através do Programa de Terapia Natural deverão ser desenvolvidas por profissionais devidamente habilitados e inscritos nos respectivos órgãos de classe municipal, estadual ou federal. "É uma forma de promover a saúde e a prevenção de doenças através de práticas que utilizam basicamente recursos naturais", explicou a parlamentar.
    Veja mais em www.inespandelo.com.br

    Ficha podre!


    Ficha Limpa não! Ficha podre!
    Quem diria, o governo Lula quer debater melhor o projeto ficha limpa no senado. Lembrando que o projeto impedirá os candidatos da lista de se candidatarem a qualquer cargo. O governo deveria pedir urgência ao projeto. Só achei estranho, o fato de que, quem quer que a votação entre na pauta com urgência é o PSDB do Serra. Quem diria, hein? Êeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

    No fundo o governo tem razão ao querer debater “melhor” o projeto ficha limpa. Afinal, ta lá um monte de mensaleiros. Êeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

    Assim que sair a turma do robolation, divulgarei a ficha completa. Se a turma do mensalão do PT, PSDB e DEM aprovar no senado.

    Não dá ziquirice assistir jogo pelo Sportv? Dá! O narrador e o comentarista são parciais nas transmissões dos jogos. O jogo Grêmio e Santos só conseguiram a minha paciência até os 10h12min do segundo tempo. A partir daí apertei a tecla mudo do controle remoto e consegui ver o jogo até o final. Afinal quem é aquele narrador santista e paulista, não necessariamente nessa ordem. Ridículo sua posição a favor do Santos. E aquele comentarista. Nossa, o cara é um Ó! Êeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

    Já notaram que o time do Santos, só ganha de time pequeno? Nunca vi um time ser tão ajudado por árbitros. Talvez o motivo seja o fato de ter muitos jovens no time e precisam valorizá-los rápido. Alguém ganha com isso claro! Êeeeeeeeeeee

    A Iná, digo Inês está morta? Ta nãoooooooooooooooooo!

    A polícia do Rio de Janeiro é a que mais mata em confronto com bandidos no Brasil! A violência no Rio aumenta. Moral? O número de mortes de bandidos em combate com polícia não significa necessariamente uma polícia eficiente.

    terça-feira, 11 de maio de 2010

    Pensei que a seleção fosse do Brasil. Mas ela é do Dunga!


    Eu estava esperando a convocação da seleção brasileira e não a seleção do Dunga.

    Agora o Lula pode dizer: Nunca na história desse país tivemos uma seleção como essa!

    Claro que são ridículos seus desenhos, mas pai é pai! E um bom pai ajuda a filha! Dunga precisa voltar a usar os figurinos desenhados pela filha e a incentivar sua carreira de Moda. Afinal quero rir muito!

    Essa seleção não representa o futebol brasileiro! Representa o Itaú, Nike, Gillete Max 3!

    Será que o Doni seria convocado se ainda estivesse no Juventude?

    Lúcio cruzessssssssssssssssssssssss!

    Elano? Joga na Grécia? Xiiiiiiiiiii então está quebrado também!

    Metade do time do Dunga esta na reserva em seus clubes! Como pode?

    Futebol não é mais um esporte, é um investimento econômico!

    Adorei o Neymar não estar na seleção do Dunga. Nem na seleção brasileira!

    Nem ganso nem pato! Dunga prefere os pangarés!

    E não é que o Adriano chorou! O cara tem uma proposta de 1,5 milhões por mês para voltar a jogar na Europa! Acho que foi de emoção com a possibilidade do novo salário! Não?

    O gordo ficou de fora! Coitado!

    Nem um jogador do Fluminense! Concordo com ele!

    Quando a bola rolar, vai ser mais ou menos assim o time do Dunga: Gillette Max 3 toca a bola para o Itaú, Itaú para a Nike, Nike vai à linha de fundo e cruza para Mcdonalds e é gol. GOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL e aqui no Brasil quem vai comemorar? O cara que ganha 450 paus! Êeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

    Ogivas nucleares: quem é mesmo a ameaça?



    Nos últimos anos, estamos vendo um debate feroz e uma propaganda sistemática da imprensa oficial, dirigida pelos organismos da ONU, de que Irã e Coreia do Norte seriam as novas ameaças à paz mundial. Países estes que, ao tentarem, supostamente, a produção de armas nucleares, estariam ameaçando a paz mundial e de suas regiões.

    Nos últimos anos, também estamos vimos Índia e Paquistão adquirirem tecnologia para fabricação de armas nucleares, com ajuda dos EUA e da Rússia. Mesmo estes dois países estando numa guerra virtual, nenhum país do conselho de segurança da ONU – EUA, França, China, Rússia ou Inglaterra – pediu sanções ou algo similar a esses dois paises.

    Hipocrisia e propaganda
    Há 60 anos, tanto os EUA e a Rússia quanto França, Inglaterra, Israel e China possuem um arsenal de armas nucleares. Negam-se a destruí-los e ameaçam outros países com a possibilidade de desenvolver esta tecnologia para sua autodefesa.

    Não somos defensores da proliferação de armamentos nucleares, mas também não somos hipócritas. Sabemos que o imperialismo usa o seu arsenal como argumento de chantagem para o não-desenvolvimento do mesmo por países ditos independentes.

    No entanto, a imprensa mundial segue tratando como estados criminosos outros países que desenvolvem esta tecnologia, estados que não tem o aval do país chefe, os EUA.

    A verdadeira ameaça
    Quem realmente ameaça a paz mundial são os EUA. Nesta semana, aconteceu a conferência da ONU para a não-proliferação de armas nucleares. O presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, foi o único chefe de Estado presente.

    A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, disse que seu país tem mais de 5 mil ogivas nucleares ativas, ou seja, enquanto se discute se Coreia do Norte ou Irã podem ou não desenvolver tecnologia nuclear, os Estados Unidos da América, ousa dizer que qualquer outro país que detenha a tecnologia é uma ameaça mundial. É sempre bom lembrar que os EUA foi o único país detentor de tecnologia nuclear a usá-la no Japão, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, matando mais de 300 mil pessoas, em 1945.

    Nenhuma confiança em Teerã nem em Washington
    Não temos nenhuma confiança no governo de Teerã, mas também não será Barack Obama nem qualquer governo americano que garantirá a paz no mundo.

    Os EUA, no final da Segunda Guerra jogaram bombas atômicas sobre a população civil, matando 300 mil pessoas no Japão. Portanto, não tem nenhuma moral para fazer discursos sobre ameaça de paz, seja contra o Irã, seja contra a Coreia do Norte.

    Os mesmos EUA protegem Israel, detentor de armamento nuclear, contra o projeto iraniano. O mesmo Estado israelense atira contra civis palestinos com armamento pesado, a ONU não o condena nem desarma.

    Nós, marxistas, defendemos um mundo sem armas nucleares, mas também não somos hipócritas a ponto de defender que os povos não possam se armar contra as agressões que o imperialismo e seus aliados arquitetam contra as populações dos países que não aceitem suas imposições.

    Renato Lobato