quinta-feira, 1 de julho de 2010

Êeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee


A ganância pelo lucro provoca essas coisas. São dez milhões de litros de petróleo por dia jorrados no mar. Quem vai pagar a conta?

Ataques ao meio ambiente.
Depois do projeto de transposição do Rio São Francisco, agora, os deputados de Lula aprovaram a redução do Parque Nacional da Serra da Canastra, nascente do rio São Francisco. Pode isso?

Esse é Dom Cappio bispo católico e defensor do velho Chico. Lula diz que a “transposição não tem volta”.
Lembram da barragem de Sobradinho na década de 70? Pois é, o Sertão vai virar mar. Os atingidos por barragens estão até hoje esperando suas indenizações ou suas terras. E cá pra nós, o problema do nordeste não é a seca e sim a cerca, o latifúndio.

Algum tempo atrás recebi um convite do IHGV para palestrar sobre a Geografia do Vale do Paraíba. Aproveitei na época para denunciar a construção de várias barragens para construção de hidrelétricas e afirmava que isso significaria prejuízos imensos ao meio ambiente. Pois é, estão ali. É o capital ditando as regras para os governos.

Agora, não poderia prever a transposição do Rio Paraíba do Sul. Para atender a demanda da Grande São Paulo querem agora modificar o curso do rio. As conseqüências são imensas. Primeiro, vai diminuir a vazão do rio o que comprometerá o desenvolvimento e o crescimento de cidades da região e segundo, a quantidade de lançamento de lixo no rio continuará a mesma e a continuidade de água obviamente não será a mesma. A conseqüência será o aumento da poluição e queda na qualidade da água para 14 milhões de pessoas que dependem do Paraíba. Ou seja, dane-se o meio ambiente. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário