domingo, 23 de maio de 2010

Brasil terá 25 milhões de idosas/os em 2020, sendo 15 milhões de mulheres!

Brasil terá 25 milhões de idosas/os em 2020, sendo 15 milhões de mulheres!
“O estudo divulgado dia 28/09/2007 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístico (IBGE) aponta uma tendência de crescimento da população idosa brasileira. Em 2006, as pessoas com 60 anos de idade ou mais alcançaram 19 milhões, correspondendo a 10,2% da população total do país”.


Em 2020, as/os idosas/os chegarão a 25 milhões de pessoas – 15 milhões de mulheres – numa população de 219,1 milhões. Elas/es representarão 11,4% da população.

A falta de dados estatísticos sobre a extensão da violência contra mulheres e crianças também coincide quando o alvo é as/os idosas/os.
Apesar do crescimento da população idosa, pouco se sabe em termos quantitativos de violência.
Segundo o chefe do Departamento de Medicina Preventiva da Unifesp, o médico Luiz Roberto Ramos, o perfil da/o idosa/o vitimizada/o é mulher, com mais de 75 anos, física ou mentalmente dependente, viúva ou solteira e vivendo com familiares.
O agressor é normalmente homem, adulto de meia-idade, familiar próximo (normalmente o filho), dependente econômico da vítima e, não raro, dependente químico.
Sinais físicos como perda de peso, escaras, feridas, acidentes recorrentes inexplicáveis, são alguns dos sinais de maus-tratos físicos, além da violência patrimonial-exploração dos bens da/o idosa/o.
Urge que a população cobre dignidade para as mulheres, o fim de todas as formas de discriminação e violência.
Dentre as mulheres, pesquisas têm comprovado que as negras são as mais penalizadas e sobre as mulheres indígenas não existem dados oficiais que comprovam os atos de violência.
Quero destacar as mulheres da considerada 3ª idade onde o preconceito atinge a todas, independente de raça/etnia, preconceito esse que começa dentro da própria família.
Gesa Linhares Corrêa
Diretora do SEPE/RJ
Direção Nacional do PSOL
gesacorrea@yahoo.com.br
http://sosmulheres.ning.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário